Ferramentas

1 comentário

Raiva, mais uma zoonose re-emergente

gata-morre-com-raiva-em-spEssa semana fomos informados, pela mídia, que mais uma doença que se achava erradicada voltou a ocorrer e matou uma gata no estado de São Paulo. A doença em questão, raiva, é uma zoonose que acomete diversas espécies de animais, incluindo o homem, e não havia mais registro de casos em animais domésticos há quase 30 anos (desde 1983).

A raiva pode ser facilmente prevenida, através de vacinas, sem um alto custo. No caso de cães e gatos apenas uma dose anual, a partir dos 3-4 meses de idade, é suficiente para você proteger seu companheiro desta quase esquecida e re-emergente doença. E, no caso da raiva, devemos lembrar que após o aparecimentos dos primeiros sintomas dificilmente o animal ou ser humano acometido sobrevive, sendo portanto uma doença de alta mortalidade.

Conheça o de Ciclo Epidemiológico da raiva:

cicloda-da-raiva

O mais impressionante é nossa falta de preparo frente a possibilidade de uma nova epidemia de raiva. A gata morreu com sintomatologia nervosa em outubro do ano passado e somente agora, quase 3 meses após o óbito, é que se confirmou a infecção pelo vírus. Quantos animais e seres humanos ficaram expostos ao vírus? Quantos  morcegos (reservatórios primários) disseminaram a doença nesse período? Existindo a suspeita, lá no final do ano passado, porque o poder público não realizou uma campanha de vacinação IMEDIATA como forma de prevenção? Ê Brasil!

Compartilhe esta postagem com seus amigos nas redes sociais
Comentários
1 Comentários

1 comentário

Leia o outro comentário e comente também

AGRADECEMOS A SUA VISITA!

Expresse sua opinião sobre a postagem comentando logo após os demais comentários.

Se gostou do nosso blog clique nos links e encontre-nos nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Google+.


  1. Quem ama cuida, vamos vacinar contra raiva pessoal!

    ResponderExcluir