Ferramentas

0 comentários

Sou alvinegro da Vila Belmiro…

SANTOS1Esta postagem é especial porque marca e homenageia os 99 anos de fundação do SANTOS FUTEBOL CLUBE, o time alvinegro da vila mais famosa do mundo, a Vila Belmiro.

O Santos Futebol Clube foi fundado no dia 14 de abril de 1912, por iniciativa de Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior que convocaram uma assembleia na sede do Clube Concórdia para a criação de um time de futebol. Várias sugestões de nomes surgiram para nova agremiação, mas os participantes da reunião aclamaram, por unanimidade, a proposta de Edmundo Jorge de Araújo: a denominação Santos Foot-Ball Club. Como na época nós ainda não éramos o país do futebol, tudo relacionado ao esporte tinha um “toque” inglês. Alguns clubes mantém até hoje a denominação em inglês (Grêmio-RS, Fluminense-RJ, Coritiba-PR, etc), porém o Santos aportuguesou o seu nome.

santoscamisa1Poucas pessoas sabem, mas o ALVINEGRO nem sempre vestiu essas cores. O primeiro uniforme do Santos era nas cores branca, azul e dourado (cores herdadas do Clube Concórdia, sede do Santos Futebol Clube) e foi utilizado nos primeiros meses de vida do futuro octacampeão brasileiro (veja imagem ao lado). A dificuldade de encontrar material, para confecção do uniforme, nestas cores fez com que a diretoria do clube se reunisse e pensasse em novas cores para o enfardamento santista. O sócio Paulo Peluccio foi quem sugeriu as cores alvinegras.

pele1Nós santistas, tivemos a honra (na verdade ainda temos) de ter o maior jogador de futebol de todos os tempos, o Rei do Futebol, um dos poucos jogadores que marcaram mais de 1000 gols, o atleta do século, PELÉ.

Nestes 99 anos de história, dentre tantas outras conquistas, o peixe venceu 18 vezes o Campeonato Paulista, 2 vezes o campeonato Sul-Americano (hoje Libertadores da América) e foi Bicampeão do Mundo.

Parabéns SANTOS FUTEBOL CLUBE!

P.S.: Hoje o Santos terá um desafio e tanto na Taça Libertadores da América, precisa vencer (ou vencer) o time paraguaio do Cerro Porteño lá no Paraguai.

Compartilhe esta postagem com seus amigos nas redes sociais
Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar

AGRADECEMOS A SUA VISITA!

Expresse sua opinião sobre a postagem comentando logo abaixo.

Se gostou do nosso blog clique nos links e encontre-nos nas redes sociais: Facebook, Twitter e Google+.

Deixe seu comentário